Gil Grossi - fotógrafo, Performer e Dançarino

 

    minha história

Pesquiso fotografia e dança desde 1985 atuando como fotógrafo, professor e dançarino. Desenvolvo vários trabalhos artísticos integrando as linguagens fotografia, dança, música, vídeo e artes plásticas.
Desde 1987, ministro cursos livres e workshops de fotografia em centros culturais em São Paulo e interior. Em 1988, uni a fotografia e a dança através dos projetos "Oficina de Foto-Dança" na O.C. Três Rios e Sesc Pompéia, "Curso de Fotografia de Palco e Dança", na O.C. Oswald de Andrade e criei os slides de "Alma Nau" e "Pequena Nau".
Em 1992, dei continuidade à minha pesquisa em sala de ensaio, participando do processo de criação de Denilto Gomes; Zélia Monteiro e Mariana Muniz. E no período de 1994 e 1995, os espetáculos da Cia. República da Dança - autoria de Ana Mondini.
Sou intérprete-criador do espetáculo "Lembranças na Queda" da Cia. Nova Dança, sob direção de Adriana Grechi, premiado no Movimento de Dança do SESC - Vila Nova.
Em 1996 fui integrante do Grupo Ponkã, com o espetáculo "Ponkã Dança Palavras" baseado na linguagem da improvisação, sob direção de Edith White; merecedor do prêmio Movimento de Dança do SESC - Vila Nova.
Em 1999 participei da pesquisa e criei os slides que compunham o cenário do espetáculo "BootstrapSão Paulo!" da Cia. Nova Dança, sob direção de Adriana Grechi.
Desde 2002, estão em cartaz as exposições itinerantes "ARO" e "Momentos e Movimentos", iniciativa do SESI-SP, previstas para ficarem em exibição por quatro anos.
Fiz a cobertura do "Rumos Itaú Cultural Dança 2001" e o material realizado foi publicado no livro "Cartografia da Dança", disponível no acervo do Instituto Itaú Cultural.
Na nova edição do "Rumos Itaú Cultural Dança 2003", fiz o registro de todos os espetáculos de dança em imagens digitais.
Realizei fotos digitais que integram o catálogo da exposição "Ordenação e Vertigem" - 2003
Participei da 7a. Semana de fotografia de Ribeirão Preto com performances, oficinas de dança contemporânea e fotografia, exposição digital no SESC Ribeirão Preto - setembro de 2004.
Realizei a cobertura da Bienal SESC de dança onde as imagens foram expostas "Exposição Digital Instantânea" SESC - Santos - novembro de 2004
No evento "+Dança" fiz a cobertura e realizei o "Workshop de Fotografia do Movimento na Dança" SESC - Vila Mariana - novembro 2004
Fiz a cobertura e exposição no evento "Fora do Eixo" Sesc - Ipiranga - maio 2005 e fotos para convite programa e outdoor do "brasil move berlim". Em 2007 fiz a cobertura do "Rumos Itaú Cultural Dança 2007" que foi publicado em catálogo e a  Exposição Fotográfica Rumos Dança 2000 2003.
 

 

foto Luciana Bortoletto

Desde 2000, integro o ...Avoa! núcleo artístico que junto da artista Luciana Bortoletto, pesquiso a fusão entre Dança Contemporânea e Fotografia, através do estudo da relação cênica e improvisação, utilizando elementos da fotografia.
Nossos espetáculos: “A Hora do Espelho”/2000 ; “Piano-de-Cuia”/2002; a performance "Pontos de Vista"/2004, " Dança Haicai" 2006/2007 e o espetáculo "As formas eram já mera ilusão da Vista" - 2004/2007, que participou da Mostra SESI de dança 2007 circulando por 12 cidades no estado .
Atualmente integro o
Teatro do Tempo onde além de atuar, participa da elaboração de trilhas e vídeos. do espetáculo "As Cegas", direção de Cláudia Maria de Vasconcellos.

Realizo fotos para postais, programas e divulgação de espetáculos de dança e teatro e atualmente pesquiso a imagem digital e vídeo como continuidade de um trabalho que desenvolvo há vinte anos.